Robôs construídos por alunos do ITA vencem Copa do Mundo de futebol robótico
15/08/2025
(Foto: Reprodução) Alunos do ITA ganham Copa do Mundo de Futebol de Robôs
Maior campeão da Copa do Mundo de futebol, o Brasil conquistou recentemente mais um título mundial, mas em uma modalidade um pouco diferente da que a maioria dos torcedores acompanha: futebol robótico.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O campeonato chamado RoboCup, mas conhecido como a Copa do Mundo dos Robôs, aconteceu em julho deste ano, no Convenções de Salvador (BA) e reuniu mais de 2 mil competidores de 40 países.
O Brasil foi representado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que fica em São José dos Campos (SP), e competiu sob o nome de ‘ITAndroids’, formado por 20 alunos.
Das quatro categorias do torneio mundial, os alunos do ITA venceram o Small Size League (SSL), um jogo de futebol robótico não humanoide, ou seja, em que os robôs não se parecem com humanos.
“Na nossa categoria são seis contra seis robôs, mas nossa equipe só conseguiu produzir quatro robôs. Apesar dessa desvantagem, os nossos robôs estavam funcionando muito bem. A gente conseguiu adaptar a estratégia para jogar com menos robôs e conseguir a vitória”, afirmou o aluno Arthur Dantas Ferreira da Silva, em entrevista nesta sexta-feira (15).
Os robôs são totalmente programados e jogam sem uso de controle remoto. Na final, os robôs ‘brasileiros’ superaram o Canadá e conquistaram o Ouro.
“Acho que o sentimento é de realização, porque às vezes a gente acha que o Brasil não é um país de destaque na tecnologia, mas eu não acredito nisso. Os nossos engenheiros conseguem competir contra os melhores do mundo”, disse o professor da divisão de Ciências da Computação do ITA, Marcos Máximo.
Além do título mundial, os alunos voltaram a São José com diversas trocas de experiências e ideias por conta do contato com estudantes de outros países.
“Foi bem interessante, porque a distância do Brasil para os países de primeiro mundo não é tão grande”, concluiu Alan Nascimento de Paula.
Robôs brancos do ITA venceram a disputa final contra a equipe do Canadá
Reprodução/Fantástico
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina