Furto de energia em Tatuí poderia abastecer 1.600 casas por um mês
15/08/2025
(Foto: Reprodução) Furto de energia em Tatuí poderia abastecer Cesário Lange (SP) por 48 horas
Nos primeiros seis meses de 2025, o volume de energia elétrica furtada ou desviada em Tatuí (SP) — prática popularmente conhecida como “gato”, que causa prejuízo aos consumidores — seria suficiente para abastecer 1.600 residências por um mês.
Segundo a distribuidora de energia, equipes realizaram mais de 300 inspeções na região e identificaram 106 irregularidades, totalizando 328 mil quilowatt-hora (kWh). Essa mesma quantidade de energia poderia iluminar uma cidade de 19 mil habitantes, como Cesário Lange (SP), por 48 horas.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Para alcançar esse resultado, foram realizadas diversas operações ao longo do semestre, com apoio da Polícia Militar e do Instituto de Criminalística.
O furto ou desvio de energia é considerado crime, enquadrado no artigo 155 do Código Penal. Os infratores podem ser multados, ter o fornecimento de energia suspenso e serem obrigados a indenizar a concessionária, além de estarem sujeitos a prisão.
Furto de energia em Tatuí abasteceria 1.600 casas por um mês
Reprodução/TV TEM
Além do prejuízo financeiro, ligações irregulares oferecem risco de acidentes, incêndios, sobrecarga e interrupção do fornecimento de energia.
As autoridades reforçam a importância de denunciar qualquer desvio de energia. Em Tatuí, os moradores podem fazer denúncias pelo telefone 0800-701-0102.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM