Criança pilotando moto, desvio de dinheiro, pombos e encomenda extraviada: como resolver problemas em condomínios de SP
10/09/2025
(Foto: Reprodução) Desvio de dinheiro em condomínio em SP.
Reprodução/ TV Globo
Viver em condomínio pode parecer simples, mas, na prática, é lidar com uma série de desafios que vão desde casos graves, como síndicos que desviam dinheiro ou brigas por barulho na madrugada, até situações inusitadas, como obras feitas no apartamento errado ou vizinhos dormindo no carro na garagem.
Para esclarecer como agir nesses casos, o advogado Márcio Rachkorsky responde a dúvidas enviadas por moradores e explica os caminhos legais e práticos para manter a boa convivência.
Criança pilotando moto, desvio de dinheiro, pombos e encomenda extraviada: como resolver p
🏍️ Criança pilotando moto dentro do condomínio
Um morador relatou que o vizinho entra com a moto no condomínio e deixa o filho de 11 anos pilotar até a casa.
👉 Márcio foi direto: “É crime, hein? Em primeiro lugar, se houver imagens, pode ser aplicada uma multa administrativa ao proprietário e ao pai da criança, que foi irresponsável. Além disso, é necessário chamar a polícia. Quando isso acontecer, acione a polícia."
🚰 Síndico desviou dinheiro e a água foi cortada
Um condomínio ficou com dívida de R$ 110 mil porque o síndico desviou os valores da conta de água. A Sabesp cortou o fornecimento, e os moradores precisaram contratar caminhão-pipa.
👉 “A primeira medida é destituir o síndico em assembleia. Depois, refazer todas as contas e regularizar as dívidas. O ideal é criar uma comissão de moradores para fiscalizar os gastos e evitar novos problemas”, explicou Márcio.
🕊️ Infestação de pombos e urubus
Moradores relataram apartamentos vazios infestados por pombos, que atraíram até urubus.
👉 “Não se deve usar veneno ou produtos ilegais. A solução é contratar empresa especializada em manejo ambiental, que expulse as aves sem sofrimento. Questões ambientais precisam ser resolvidas de forma técnica e dentro da lei”, afirmou o advogado.
🏊 Áreas de lazer bloqueadas após entrega do prédio
Um condomínio recebeu as chaves há quase um ano, mas a piscina e a quadra seguem fechadas.
👉 “A construtora já entregou. Então, não tem mais nada a ver, né? O que falta agora é agilidade da gestão do condomínio para liberar.”, disse Márcio.
📦 Encomenda extraviada na portaria
Um morador apresentou comprovante de entrega com foto de quem recebeu, mas a encomenda sumiu.
👉 “O condomínio tem que ressarcir, porque ele próprio admite o erro, né? Nesse caso, se o condomínio reconhece que isso aconteceu — e falhas acontecem —, é necessário indenizar o morador, sem dúvida. Para isso, é preciso apresentar a nota fiscal ou algum comprovante de pagamento, verificar o valor da mercadoria e fazer a indenização. Os funcionários do condomínio ficam muito pressionados no dia a dia. Então, às vezes ocorrem falhas, o que é normal, mas ainda assim é preciso compensar quem foi prejudicado."
🔊 Barulho que vai madrugada adentro
Uma moradora contou que o barulho noturno segue até de madrugada, atrapalhando o descanso.
👉 “Já foi conversado e nada mudou. Conversou-se com o síndico e com o zelador, inclusive sobre a mesa, mas sem solução. Isso acontece toda semana, e a gente sabe o desespero de morar num lugar onde você não consegue descansar. O grande segredo é: faça provas — grave vídeos, chame um vizinho como testemunha para constatar o que você sofre — para depois exigir que o síndico tome providências. Se ele não agir, você pode recorrer ao Pequenas Causas, entrar com uma ação e conseguir, talvez, uma multa judicial. Algo precisa ser feito.”