Ciclone extratropical em SP: Enel monta plano especial para garantir energia durante Enem
08/11/2025
(Foto: Reprodução) Ciclone extratropical deve causar chuva forte e ventos de até 100 km/h na Grande SP a part
Devido ao alerta da Defesa Civil para a passagem de um ciclone extratropical no estado de São Paulo, a partir da madrugada deste sábado (8), a Enel SP afirma que elaborou um esquema especial de operação durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado neste domingo (9) e no dia 16 de novembro.
Conforme a empresa, o plano para assegurar energia elétrica abrange os 24 municípios da área de concessão da distribuidora na região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista.
Em novembro de 2023, devido a um temporal que atingiu várias cidades, 84 das 308 escolas onde o exame seria realizado em SP ficaram sem energia horas antes da aplicação da prova. Na época, a concessionária se comprometeu a levar geradores para as unidades.
"Para reforçar o atendimento relacionado ao fornecimento de energia, equipes técnicas estarão posicionadas em locais estratégicos próximos aos prédios onde ocorrerão os exames, para responder de forma mais ágil em caso de eventuais ocorrências na rede elétrica", afimrou a Enel, em nota.
A concessionária informou também que o Centro de Operações está preparado para realizar manobras por telecomando, possibilitando o restabelecimento imediato da energia nos locais prioritários.
"Este plano operacional foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem, e reflete o compromisso da distribuidora com os participantes da prova", afirmou a Enel.
Ainda segundo a Enel, durante os dias de aplicação das provas do Enem, não haverá desligamentos programados, e a companhia manterá geradores posicionados em pontos estratégicos, para casos de contingência.
Gerador enviado para universidade onde alunos começaram prova do Enem sem energia em SP em novembro de 2023
Giba Bergamim/TV Globo/Arquivo
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil disparou alerta severo para a chegada do ciclone extratropical na noite desta sexta-feira (7). Na capital paulista, a previsão aponta chuva rápida ao longo do dia e da noite deste sábado (8), com temperaturas entre 16 °C e 26 °C.
Segundo o tenente Maxwel Souza, diretor de comunicação da Defesa Civil de São Paulo, o ciclone passou pelo sul do Brasil na sexta e, ao longo da madrugada e manhã deste sábado, vai se espalhar pelo estado de São Paulo, sobretudo na região do Vale do Ribeira.
Alerta severo da Defesa Civil de SP
Reprodução
"As áreas mais afetadas serão no litoral do estado. Todo litoral paulista, a Grande São Paulo, Campinas e Sorocaba", afirmou.
Para o tenente, há necessidade de atenção para os ventos, que podem ultrapassar os 100 km/h. Para ter ideia, ventos acima de 60 km/h já podem derrubar árvores e, acima dos 70 km/h, arrancar pela raíz.
"Não queremos ninguém sem energia elétrica por muito tempo, ninguém bloqueado em rodovias", disse.
A Climatempo prevê um sábado com chuvas rápidas, com sol entre nuvens pela manhã e tarde, e aumento da instabilidade à noite. No domingo (9), o tempo segue instável, mas com menor volume de chuva. A temperatura máxima cai para 21 °C, e a mínima será de 15 °C.
"Há previsão para bastante vento, no estado de São Paulo todo devido ao ciclone extratropical", afirmou Cesar Soares, meteorologista da Climatempo.
Ciclone extratropical
A formação do ciclone, associada ao calor pré-frontal, ao avanço de uma frente fria e a circulação atmosférica, cria condições para tempestades severas, com possibilidade de granizo isolado, grande incidência de raios e rajadas de vento intensas.
A Defesa Civil também alerta para microexplosões — descargas violentas de ar vindas de nuvens de tempestade, capazes de gerar ventos superiores a 200 km/h ao atingir o solo.
Segundo os meteorologistas da Defesa Civil, as chuvas tendem a ser fortes e rápidas. Os acumulados previstos variam por região, sendo:
Acumulado de chuva muito alto: Presidente Prudente e Marília;
Acumulado de chuva alto: Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara;
Acumulado de chuva médio: região metropolitana de SP, Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Baixada Santista e Litoral Norte.
Gangorra do tempo: cidade de SP tem calor e chuva nesta sexta; temperatura cai no fim de semana
Pessoas durante chuva na Avenida Paulista.
Paulo Pinto/Agência Brasil
Ainda segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento podem chegar a:
115 km/h no Litoral Norte;
110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e região de Itapeva;
100 km/h na região metropolitana de São Paulo e nas regiões de Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;
95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
Integração com estados do Sul e Sudeste
Como a passagem do ciclone extratropical se desloca pelos estados do Sul em direção a São Paulo, as Defesas Civis de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro atuarão de forma integrada, segundo a Agência SP.
Durante a evolução do sistema, os Centros de Monitoramento dos quatro órgãos compartilharão informações em tempo real para acompanhar o deslocamento do ciclone e seu comportamento em cada estado, aumentando a acurácia das ações preventivas e de resposta.
Gabinete de crise mobilizado
Segundo a Agência SP, do governo estadual, todo o Sistema Estadual de Defesa Civil estará em prontidão, e a Defesa Civil mobilizará o gabinete de crise no sábado (8), que é o dia com maior potencial de tempo severo no estado.
Instituições como o Corpo de Bombeiros, Arsesp, Artesp, Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás estarão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.
Recomendações
Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
Nunca atravesse áreas alagadas;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros;
Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
Acompanhe atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.
Nunes é alvo de protesto de moradores por causa do corte de 118 árvores de bosque na Lapa: ‘Larga de ser babaca, oh, seu idiota’