Chuva causa alagamentos e deixa toda a capital em estado de atenção; milhares de imóveis ficam sem luz na Grande SP
18/04/2025
(Foto: Reprodução) Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, da prefeitura, explica que a entrada da brisa marítima em combinação com o calor favoreceu a formação de instabilidades dentro e fora da cidade. Chuva causa alagamentos e deixa 68 mil imóveis sem luz em São Paulo
A chuva forte que atingiu São Paulo nesta sexta-feira (18) causou alagamentos e deixou toda a capital em estado de atenção das 14h45 até 18h25, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura.
O órgão apontou que as Zonas Sul e Oeste foram as regiões mais afetadas. Às 16h40, o CGE emitiu um estado de alerta para o Itaim Paulista, na Zona Leste, por conta do transbordamento do Córrego Itaim, na Av. Marechal Tito.
Houve registros de chuva com forte intensidade nos bairros na Penha, Itaquera, Arthur Alvim, além dos bairros Campo Limpo e M'boi Mirim. Ruas e avenidas ficaram alagadas. A Defesa Civil informou que as rajadas de vento atingiram os 50 km/h na Zona Sul da capital.
Segundo a concessionária Enel, 47.934 imóveis na Grande São Paulo estavam sem energia elétrica até as 19h26.
Ruas alagadas em Cidade Tiradentes, Zona Leste de SP
Divulgação/Portal Cidade Tiradentes
Em alguns casos, a chuva foi tão forte que houve formação de correnteza, como na avenida ao lado do Terminal Cidade Tiradentes, na Zona Leste.
Além da capital, a chuva forte também atingiu cidades da Grande São Paulo. Em Guarulhos, ruas ficaram alagadas no Jardim Santo Afonso.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre 15h e 16h50 foram registradas 5 quedas de árvores e quatro enchentes, sendo em Osasco e na Ermelindo Matarazzo, Zona Leste da capital.
Moradores das regiões enviaram ao g1 e à TV Globo vídeos que mostram as enchentes. Veja abaixo:
Alagamento no Terminal Cidade Tiradentes, na Zona Leste de SP
Av. Senador Teotônio Vilela, na Cidade Dutra, Zona Sul:
Chuva deixou Av. Senador Teotônio Vilela, na Zona Sul de SP, alagada
Cidade Dutra, na Zona Sul da capital:
Chuva forte na na Cidade Dutra, Zona Sul de SP
Parque Santo Antônio, na Zona Sul:
Chuva forte no Parque Santo Antônio, Zona Sul de SP
São Mateus, na Zona Leste:
Chuva forte na região de São Mateus, Zona Leste de SP
Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo:
Chuva forte na região do Capão Redondo, Zona Sul de SP
Jardim Santo Afonso, em Guarulhos:
Chuva forte em Guarulhos, na Grande SP
Tendências para os próximos dias
Segundo o CGE, a passagem de uma frente fria pela costa paulista no sábado (19) vai provocar pancadas de chuva e queda das temperaturas no início da próxima semana, por conta do ingresso do ar frio de origem polar, mas sem previsão de frio extremo.
O sábado (19), deve apresentar uma madrugada de céu nublado, termômetros em média ao redor dos 18°C e sol entre muitas nuvens nas primeiras horas da manhã. A temperatura máxima prevista é de 25°C com as taxas mínimas de umidade do ar próximas aos 65%.
No domingo (20), o sistema frontal se afasta gradativamente da costa paulista, a chuva diminui de intensidade, mas os ventos marítimos mantêm a faixa leste do estado de São Paulo com muitas nuvens e chuva fraca sobre a faixa litorânea e parte da RMSP.
As temperaturas entram em declínio, e a mínima deverá ocorrer no fim da noite, com previsão de 16°C. A máxima não supera os 21°C, com percentuais de umidade entre 75% e 95%.
Chuva deixa ruas alagadas em SP nesta sexta-feira (18)
Reprodução/TV Globo