Alunos de creche municipal ficam uma semana sem aulas por falta de água em Campinas
10/09/2025
(Foto: Reprodução) Alunos de creche municipal ficam uma semana sem aulas por falta de água em Campinas
Reprodução/EPTV
Parte dos alunos da Creche Municipal CEI Mayara Masson Christofoletti, no Jardim do Lago II, em Campinas (SP), estão sem aulas há uma semana devido a problemas na rede hídrica que deixaram a instituição sem água. A unidade fica localizada na Rua Marcelina Rodrigues Paschoal.
O problema começou após um vazamento identificado na caixa d’água da creche. A previsão inicial era de que as atividades, suspensas desde o dia 3 de setembro, fossem retomadas nesta quarta-feira (10). Conforme relataram pais de alunos, as crianças ainda não haviam retornado às salas até o fim da manhã.
Ainda nesta quarta-feira, a prefeitura informou que o reparo da caixa d’água foi concluído e que as aulas seriam retomadas a partir das 13h.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias da região de Campinas em tempo real e de graça
Rafael Nogueira é um dos pais que teve que adaptar a rotina com a falta de aulas na creche. Ele conta que, no dia 3 de setembro, a instituição pediu para os responsáveis buscassem as crianças, pois a caixa d'água havia esvaziado e o local estava sem água.
Desde então, diariamente os pais eram informados que os serviços para solucionar o problema estavam sendo realizados e o retorno das aulas era sempre adiado.
"É um descaso da prefeitura, porque um vazamento não parece ser algo tão difícil. Uma semana e a gente não tem nenhuma resposta do que é, por que que não resolveu. Vários pais, a minha esposa mesmo já perdeu dois dias de trabalho", disse Rafael.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação o problema foi considerado como "sério" e um plano de ensino está sendo organizado para repor as aulas perdidas.
O órgão informou que o reparo da caixa d’água foi concluído e que as aulas retornariam ainda nesta quarta-feira, a partir das 13h.
Pais e funcionários manifestaram a preocupação de que o espaço não estivesse totalmente seguro para receber as crianças, já que parte do ambiente escolar ficou com água acumulada no chão. Diante da situação, a Secretaria informou que a escola passou por limpeza e não há riscos para alunos ou trabalhadores.
Problemas estruturais antigos
A situação reacende um alerta sobre as condições estruturais da CEI Mayara Masson. Em junho de 2024, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) realizou uma vistoria na unidade e constatou problemas como rachaduras nas paredes, descascados, falta de organização dos espaços e tomadas em altura de fácil acesso.
Na época, os banheiros dos adultos também foram alvo de críticas, já que são coletivos, localizados no pátio e compartilhados entre servidores e a comunidade. Apenas dois banheiros individuais estavam disponíveis para uso de trabalhadores da limpeza e da cozinha.
O sindicato ainda relatou dificuldades de diálogo com a direção da escola durante a vistoria. Os representantes afirmaram que foram impedidos de conversar diretamente com os servidores e só puderam circular acompanhados por um segurança. O STMC informou que pretendia voltar à unidade e cobrar medidas da Secretaria de Educação.
A equipe da EPTV, afiliada da rede Globo, entrou em contato novamente com o sindicato nesta quarta-feira para saber se uma nova vistoria foi realizada em 2025, mas não houve retorno até esta publicação.
Confira a íntegra da nota da Secretaria de Educação de Campinas:
"A Secretaria de Educação de Campinas informa que as aulas no Centro de Educação Infantil Mayara Masson Christofolletti, no Jardim do Lago II, serão retomadas nesta quarta-feira, 10 de setembro, às 13h. Os quatro dias letivos que foram suspensos serão repostos. O plano de reposição será apresentado aos pais.
A unidade teve um problema na rede hidráulica e ficou sem água entre quinta-feira passada e hoje. O problema foi resolvido e o abastecimento está normal.
O CEI Mayara Masson Christofolletti atende a 188 alunos de zero a 3 anos."
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas